sexta-feira, outubro 30, 2009

Por uma Cidadania Global

"Atua! Por uma Cidadania Global é o novo projecto do IEEI dirigido a jovens entre os 15 e os 18 anos. Vamos discutir desafios que se colocam a uma escala global, e procurar soluções comuns, envolvendo escolas, especialistas, representantes políticos e outras entidades com peso na sociedade portuguesa, numa discussão liderada por ti e organizada em torno das tuas preocupações quanto a um futuro sustentável comum.

O objectivo do projecto Atua! Por uma Cidadana Global é envolver pelo menos 1500 estudantes do ensino secundário (10º ao 12º anos), de todos os distritos do país, na discussão sobre questões da actualidade internacional e do desenvolvimento, preparando, assim, futuros cidadãos interventivos, conscientes da sua capacidade de acção e do papel da sociedade civil na resolução de problemas globais.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Políticas europeias prejudicam países em desenvolvimento

Respondendo ao Comunicado e relatório sobre Coerência das Políticas para o Desenvolvimento da Comissão, o CONCORD publicou um relatório apelando à Europa para parar de prejudicar, com as suas políticas, os países em desenvolvimento.
O relatório “Spotlight on Policy Coherence” analisa o impacto negativo que as políticas da União Europeia, por exemplo políticas comercias e agrícolas, estão a ter nos países em desenvolvimento, arruinando efectivamente todos os potenciais resultados da sua Ajuda ao Desenvolvimento.

“A EU não pode dar com uma mão e tirar com a outra. Isso não faz sentido nem para os países em desenvolvimento, nem para a UE. Tal situação significa um desperdício de dinheiro da UE e um desperdício de vidas nos países pobres.”, defende Justin Kilcullen, Presidente do CONCORD - Confederação Europeia das ONGD de Emergência e Desenvolvimento.