quarta-feira, novembro 18, 2009

História do Futuro

A História do Futuro é um projecto do CUPAV (www.cupav.pt) que pretende dar uma resposta aos jovens (recem) licenciados sem trabalho, com experiência de estágio, com trabalho em part-time ou com curta experiência profissional. A História do Futuro apoia os jovens na definição dos seus objectivos profissionais, no alargamento de horizontes sobre o actual mercado de trabalho e na organização das etapas que levam a uma integração profissional.

Aqui vão as respostas a algumas perguntas mais frequentes:

Interessados (I) – O que é a formação da História do Futuro?

História do Futuro (HF) – Um programa de 8 ou 9 dias de formação, em regime laboral ou pós-laboral, centrada no auto-conhecimento e na procura orientada de trabalho, que se concretizará num programa que aposta numa formação pessoal e relacional, numa atitude empreendedora, na partilha de experiências e no voluntariado.

I – Quem pode vir?
HF -Todos os recém-licenciados e licenciados até os 35 anos que estejam à procura de (novas) apostas profissionais.



I - Quando vai acontecer?
HF – De 23 de Novembro a 16 Dezembro em horário pós-laboral. Num total de 8 ou 9 encontros.

I - Qual é o objectivo esperado?

HF - Queremos simplesmente facilitar a aquisição e desenvolvimento de competências que facilitem a procura activa de trabalho, sendo que também queremos sensibilizar as pessoas para as questões comunitárias e da solidariedade, como forma de enfrentar e ultrapassar a actual conjuntura.

I -Esta é a pergunta mais difícil, mas vocês têm empregos para as pessoas?

HF -Infelizmente não. Na História do Futuro não queremos, nem podemos ser um Centro de Emprego, faremos tudo para melhorar o nível de empregabilidade dos participantes, mas não podemos garantir emprego para ninguém.

Acreditamos, ou melhor sabemos, que estes dias serão uma óptima ajuda para alcançar esse objectivo.

Qualquer dúvida contactar:

Pedro Palma
geral@historiadofuturo.org
912413590

segunda-feira, novembro 16, 2009

Projectos de Voluntariado para Polónia, Itália e São Tomé

A ProAtlântico desafia-o a lançar mãos à obra connosco!

Saiba como pode ajudar!
“Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...",

Resolução 52/17 da Assembleia-geral das Nações Unidas, 2001

Institute for Indian Mother and Child

Dr. Sujit, médico pediatra e fundador da ONGD Institute for Indian Mother and Child encontrar-se-á em Portugal de 16 a 21 de Novembro, do corrente ano, para divulgação do seu projecto humanitário em Bengal- Índia.
No dia 17 estará em Lisboa no CUPAV; no dia 18 em Coimbra, na Fac. Psicologia e Medicina;  nos dias 19 e 20 no Porto, no Colégio do Rosário, da Paz, na Univ.Lusófona e de Medicina e regressará a Lisboa no dia 21.

The Institute for Indian Mother & Child (IIMC) is a non governmental voluntary organization, committed to promote child & maternal health, literacy and to accelerate International solidarity & Peace.
IIMC was initiated by Dr. Sujit Kumar Brahmochary and was set up in 1989, with the mission to give support to the medical needs of the poorest and most backward people of West Bengal, India; people who have no access to basic healthcare and medicinal facilities.

Today, IIMC has expanded its activities to include Medical Program, Health Education & Health Promotion Program, Network Program, Education & Sponsorhip Program, and integrated rural developmental projects including women economical empowerment though Micro Finance Banking Program and agricultural program.

Please inform & refer about us to your friends, well wishers, different donor agency, organization, humanitarian authority etc.
Interested in volunteering? The IIMC welcomes medical students, economics students, and English and computer teachers to participate in the project. Medical students and teachers are invited for one month, and economics students interested in working with the microcredit bank are invited for three months. Volunteering at the IIMC is a unique opportunity to gain insight into health and development in India and to learn about Indian culture while making an important contribution to the organization. Please visit this website to find out more.

If you want to make any donation, please send to our Bank Account given below.

Your donation will be used for the poor & suffering sick people and to improve their situation.

INSTITUTE FOR INDIAN MOTHER & CHILD
ACCOUNT NO. 322-0-504264-7
SWIFT CODE- SCBL IN BB CAL
STANDARD CHARTERED BANK
KOLKATA METRO MAIN BRANCH
14, NETAJI SUBHASH ROAD
KOLKATA – 700001 INDIA

terça-feira, novembro 10, 2009

Educação para os Direitos Humanos no Fórum Lisboa 2009

A “Educação para os Direitos Humanos” estará em debate, ao mais alto nível, no Fórum Lisboa 2009, a realizar nos dias 13 e 14 Novembro, no Centro Ismaili da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, em Lisboa. A iniciativa do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa conta com a parceria da Aliança das Civilizações e irá reunir representantes de Estado e organizações governamentais da Europa na definição de políticas e estratégias.
Criar uma cultura para os Direitos Humanos através da educação é o desafio desta iniciativa que junta governos, responsáveis parlamentares, autoridades locais e sociedade civil num fórum de acção que visa promover o diálogo, discutir estratégias, reforçar parcerias de actuação, partilhar experiências, gerar recomendações a nível europeu e promover novas formas de apoio à Educação para os Direitos Humanos.

O Fórum Lisboa 2009 é presidido por Jorge Sampaio, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, que fará a sessão de abertura, em conjunto com o vice-presidente do Parlamento Europeu, Miguel Angel Martínez, José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e um representante do Conselho da Europa. Presentes estarão também vários Comissários e outros representantes das Nações Unidas, do Conselho da Europa, do centro Norte-Sul, da UNESCO, de vários países, nomeadamente ao nível da Educação, e de ONG e fundações, um pouco por todo o mundo.
O Fórum de Lisboa é uma plataforma para o diálogo e troca de experiências e boas práticas entre a Europa e outras regiões, particularmente o Médio Oriente, África e os países do Sul do Mediterrâneo.

fonte: http://www.fecongd.net/

terça-feira, novembro 03, 2009

Junior Professional Officer Service Centre

Dear JPOs,


"As the Director of the Office of Human Resources, it is my pleasure to welcome you on the JPO Career Management Website, a platform of information and tools on career planning process. We, at the Office of Human Resources and the JPO Service Centre, continuously do our best to provide you with support, training and placement opportunities.

The Junior Professional Officer programme offers you immediate exposure to the development processes, in addition to getting hands-on experience in multilateral development cooperation and opportunities for a career in the development field. It also represents one of the best entry points towards becoming a long-term UN staff member: more than one-third of UNDP JPOs have been retained in the UN System over the last 10 years and almost 30% of our present UN Resident Coordinators are former Junior Professional Officers.

..." (Recomendo que acedam ao site do JPO)

Leadership Development Programme (LEAD)

PNUD lança 9º LEAD Programme para recrutamento funcionários na área do desenvolvimento


PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) lança o 9º LEAD Programme (Leadership Development Programme) que constitui uma forma possível de vir a desenvolver uma carreira internacional nas Nações Unidas na área do desenvolvimento. Para apresentação de candidaturas os interessados deverão reunir um conjunto de critérios, a saber:

- Mestrado – ou equivalente – na área de estudos do desenvolvimento, economia, ciências sociais ou gestão;

- Mínimo 5 anos de experiência que seja relevante para o trabalho do PNUD;

- Domínio de língua inglesa e conhecimento de uma outra língua das Nações unidas (Árabe, Chinês, Francês, Russo e Espanhol) ou de Português;

- Idade preferencialmente abaixo dos 35 anos.



As candidaturas deverão ser submetidas por e-mail para http://www.undp.org/lead/ para o PNUD, entre 1 e 30 de Novembro de 2009.

Fonte: site IPAD

segunda-feira, novembro 02, 2009

“Migrações e Desenvolvimento”

Conectando Mundos 2009-2010: sonhos de andorinha


Inscrições abertas

Encontram-se abertas as inscrições para a actividade on-line do Conectando Mundos 2009-2010.

Dedicamos a edição deste ano à temática “Migrações e Desenvolvimento”. A partir de uma perspectiva humana e integrada na concepção de cidadania global, abordamos as causas e as consequências que o processo migratório tem na vida das pessoas e no seu meio envolvente e desafiamos para a adopção de atitudes e compromissos, tanto a nível pessoal como colectivo.

Os públicos-alvo são as turmas do ensino básico e secundário cujos alunos têm idades compreendidas entre os 6 e 17 anos e poderá inscrever-se no site do Conectando Mundos entre os dias 13 de Outubro e 18 de Dezembro.

Conheça melhor esta proposta educativa no site da CIDAC.