quarta-feira, dezembro 27, 2006

Colaboração entre o Banco Mundial e a Plataforma Portuguesa das ONGD

O Banco Mundial desenvolve há alguns anos um programa de colaboração com a Sociedade Civil, financiando, através de contratos quadro, alguns projectos de algumas ONGD.

A Plataforma Portuguesa das ONGD foi contactada pelo Conselheiro do Banco Mundial para Itália, Portugal e Espanha e pelo Vice-presidente Europeu do Banco Mundial que apresentaram a seguinte questão: no âmbito de uma redefinição de prioridades do Banco Mundial no apoio ao desenvolvimento, aperceberam-se que os Países em Desenvolvimento que estão no topo da lista das suas novas prioridades são, na maioria, os PALOP com os quais as ONGD portuguesas têm vindo a trabalhar.

Nesta medida, o Banco Mundial pretende aproximar-se das ONGD portuguesas e fazer um levantamento das suas capacidades e necessidades. Com base nas conclusões irá formar uma task force composta pelos representantes das ONGD que se manifestarem interessadas e elegíveis com base nos critérios dos contratos quadro para, em 2006, se deslocarem por uma semana a Washington para troca de informação e averiguar formas de colaboração duradouras.
Até agora o Banco Mundial apenas só teve relacionamento com 3 ou 4 ONGD portuguesas, pelo que querem que essa realidade seja alargada.

Neste contexto, a Plataforma preparou conjuntamente com o Banco Mundial um questionário para levantamento das ONGD interessadas e elegíveis para a relação com o Banco Mundial.

O Questionário do Banco Mundial foi enviado em Outubro de 2005 para a lista de ONGD registadas no IPAD, um universo de 105 ONG.
Responderam correctamente ao Questionário 73 ONG, isto é cerca de 70%.
Não responderam ao Questionário por opção (fundamentada ou não) 7 ONG.

No dia 6 de Julho de 2006, realizou-se uma reunião entre o Banco Mundial e a Plataforma Portuguesa das ONGD, para avaliar os resultados do questionário e preparar a viagem de uma delegação (6 a 8 pessoas) das ONGD portuguesas à sede do Banco Mundial a Washington, que se prevê realizar-se no final de Outubro início de Novembro de 2006. Em Setembro, em nova passagem daquela delegação por Lisboa, será apurado um programa de trabalho mais detalhado para aquela visita.

Sem comentários: