domingo, julho 04, 2010

PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA

Tive a oportunidade de visitar o Parque Nacional da Gorongosa no mês passado, na expectativa de presenciar uma das iniciativas de conservação e restauro de um ecossistema mais meritórias que conheço.
Durante a ocupação colonial portuguesa, o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) possuia milhares de espécies, desde os famosos BIG 5, felinos e uma miriade de espécies de passaros.
Com a guerra colonial e a guerra civil, todo o território do PNG foi totalmente devastado - milhares de animais foram abatidos; a verdejante vegetação foi alvo de fortes queimadas que reduziram aquele território a uma pobreza e devastação impressionantes.
Após o fim da guerra civil, o governo moçambicano tenta "renascer" o PNG tentando investir alguns recursos na manutenção daquele local.

Em 2008, a Fundação Carr assina um contrato de gestão conjunta do Parque, por um período de 20 anos, dando uma nova esperança a este Parque.

Existem grandes áreas de intervenção, nomeadamente:

- Componente de restauração da flora e fauna do PNG, através da reintrodução de algumas espécies, como os bufalos, gnus e zebras;

- Componente comunitária, quer através da melhoria das condições de vida das populações que vivem em aldeias junto ao PNG - construção de escolas, centros de saúde, emprego no Parque, centro de educação comunitária, etc; quer através da sensibilização para as questões no conflito Homem-Animal;

- Componente de Infra-Estruturas que tem como objectivo dotar o PNG de infra-estruturas ao nivel do turismo, agricultura comercial e serviços.

Como não poderia deixar de ser, recomendo vivamente que vejam o Africa's Lost Eden, se puderem visitem o Parque Nacional da Gorongosa.











Sem comentários: