terça-feira, novembro 10, 2009

Educação para os Direitos Humanos no Fórum Lisboa 2009

A “Educação para os Direitos Humanos” estará em debate, ao mais alto nível, no Fórum Lisboa 2009, a realizar nos dias 13 e 14 Novembro, no Centro Ismaili da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, em Lisboa. A iniciativa do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa conta com a parceria da Aliança das Civilizações e irá reunir representantes de Estado e organizações governamentais da Europa na definição de políticas e estratégias.
Criar uma cultura para os Direitos Humanos através da educação é o desafio desta iniciativa que junta governos, responsáveis parlamentares, autoridades locais e sociedade civil num fórum de acção que visa promover o diálogo, discutir estratégias, reforçar parcerias de actuação, partilhar experiências, gerar recomendações a nível europeu e promover novas formas de apoio à Educação para os Direitos Humanos.

O Fórum Lisboa 2009 é presidido por Jorge Sampaio, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, que fará a sessão de abertura, em conjunto com o vice-presidente do Parlamento Europeu, Miguel Angel Martínez, José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e um representante do Conselho da Europa. Presentes estarão também vários Comissários e outros representantes das Nações Unidas, do Conselho da Europa, do centro Norte-Sul, da UNESCO, de vários países, nomeadamente ao nível da Educação, e de ONG e fundações, um pouco por todo o mundo.
O Fórum de Lisboa é uma plataforma para o diálogo e troca de experiências e boas práticas entre a Europa e outras regiões, particularmente o Médio Oriente, África e os países do Sul do Mediterrâneo.

fonte: http://www.fecongd.net/

Sem comentários: